terça-feira, fevereiro 02, 2010

Plantas e Sabores quase esquecidos

Sete novos produtos brasileiros entram para a Arca do Gosto


Berbigão, cagaita, cambuci, licuri, mangaba, ostra de Cananéia e o pequi. Estes são produtos indentificados como sabores quase esquecidos, mas ainda vivos, com potencial produtivo e comercial... selecionados pelo Slow food. Vejamos um por um (propositalmente escolhi mostrar apenas as plantas! e não seus frutos!:

A CAGAITA , encontrado no Cerrado Brasileiro...a Eugenia dysenterica DC. - e da Família Myrtaceae, mesma da jabuticaba, goiada, araçás, jambo e eucaliptos. Os frutos são bastante consumidos, tanto ao natural como na forma de doces, geléias, sorvetes e sucos, podendo ter sua polpa congelada por até um ano. Atenção quanto à quantidade de frutos ingeridos, principalmente quando quentes ao sol, grande quantidade gera efeito laxante, responsável tanto pelo nome popular como pelo científico.


 
LICURI: Na paisagem semi-árida do sertão baiano, os liculizeiros (Syagrus coronata, ou tb conhecidos como Ouricuri e outros nomes) fazem parte do bioma da caatinga. A palmeira, que mede até 11 metros, produz uma amêndoa, com frutos comestiveis e passíveis de extração de óleo da semente. As folhas também possuem fibras usadas em artesanatos como chapéus.  (foto:www.rosesementes.com.br/galerias/ornamentais/...)
 
MANGABA: (Hancornia speciosa) É comestível e utilizado na fabricação de sucos, sorvetes, doces e bebida vinosa. Sergipe é o maior produtor... encontrado por todo nordeste, no cerrado. (foto:http://pt.wikipedia.org/wiki/Mangaba)


CAMBUCI: árvore frutífera (Campomanesia phaea) nativa da Mata Atlântica, ameaçada de extinção. Antigamente abundante na cidade de São Paulo, deu nome a um de seus bairros tradicionais. o nome é de origem indígena, os frutos tem a forma parecida com potes de cerâmica que recebiam o mesmo nome. Frutos geralmente consumidos na forma de sucos.. ou na cachaça-de-cambuci! (Foto:www.caminhoazul.com.br/frutiferas.html)


PEQUI: Caryocar brasiliense, é uma árvore nativa do cerrado brasileiro, cujo fruto, embora muito utilizado na cozinha nordestina, do centro-oeste e norte de Minas Gerais, é considerado tipicamente goiano. Tradicional o Arroz com pequi! (foto: www.taquarussu.com/plantas.asp?InfoId=68)

BERBIGÃO (bivalves) e  a OSTRA de Cananéia também entraram nessa nova lista.

Além dos 7 produtos brasileiros citados acima, outros 14 fazem parte da Arca do Gosto: Néctar de Abelhas nativas; Pinhão, Aratu, Arroz Vermelho, Babaçu, Bergamota Montenegrina, Farinha de batata doce Krahô, Marmelada de Santa Luzia, Pirarucu, Umbu, Palmito Juçara, Guaraná Nativo Sateré-Mawé, Feijão Canapú e Castanha de Barú!  O objetivo é a recuperação de raças autóctones e aprender a verdadeira riqueiza que a terra nos oferece!
Vale a pena ir além do nosso feijão com arroz, bife e alface com tomate e provar essas outras delícias de nossa terra, não?? Pra isso, nada melhor que boas viajens para descobrirmos essas jóias em seus lugares de origem!!!  
Indico o site do movimento aqui na região de Campinas...http://www.slowfood.ning.com/ ... começando a ganhar corpo!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...