quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Girassol e maritacas...entre experimentos no campo

Dia de campo de...
 Girassol, mamona ou amendoim...? o evento ontem, na Embrapa- Meio ambiente, organizado pela pesquisadora Nilza Ramos e Henrique Moriconi foi muito bom! Esclareceu muitas coisas e aumentou nossas dúvidas de outras tantas, sobre a produção destas 3 plantas. Cada uma com sua singularidade. Senti falta de algum comentário sobre o gergelim, já que seu óleo também é muito apreciado,  e sucesso em saborosos pratos, assim como o de girassol. 
Foto: Fabiana Tassi, no quintal de casa
Por sinal, quando foi falado que ele tem potencial na alimentação humana... surgiram risadinhas incompreendidas, no auditório. Comida de passarinho!! Eu coloco na salada, na granola, como um torradinho com açúcar mascavo. Muito bom. Afinal, se as maritacas, belas como são, apreciam, também deve ser bom. O  problema é elas (mais os pombos) acabam se tornando as "Pragas"!!! E aí... por saquinho..? Colocar Veneno, ou como alguns dizem gentilmente, "defensivos agrícolas", é mais difícil... lógico que tem muita gente que as envenenariam tranquilamente! Sementes de contradição.
Puts... falaram de "plantar sorgo, aí ela prefere".. diversificação com certeza é uma boa... o sistema se enriquece e quem sabe assim a gente contempla essa bela flor, como as aves...
Porque como resistir a um banquete da "semente da luz do sol"??? .. muitos experimentos a serem feitos... no campo e na mesa!



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Segundo site da ANVISA, nota técnica publicada sobre o uso de Agrotóxicos em áreas urbanas: "A prática da capina química em áreas urbanas não está autorizada pela ANVISA ou por qualquer outro órgão, não havendo nenhum produto agrotóxico para esta finalidade - 15/ janeiro/2010"!
 Reparem naqueles terrenos onde o capim está amarelinho...secou derepente... tem um assim bem ali na esquina... dá-lhe glifosato no mato!  E viva os jardineiros e roçadeiros... muito trabalho especialmente nesse tempo das águas!!! Aqui em Valinhos já intimaram os proprietários de lotes, que limpem tudo.. de olho nessa limpeza então!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...