terça-feira, janeiro 27, 2009

A importância das Redes


As Redes...

Rede (do latim rete, is = "rede ou teia"), orginariamente exibe o significado de conjunto entrelaçado de fios, cordas, cordéis, arames, etc.

Elas são fantásticas!

Existem vários tipos delas...:Tem as que descansamos nosso corpo; tem as que buscam o peixe para ser oferecido como alimento...e Tem a grande rede que intercomunica o mundo, a internet...

Esta rede, específicamente muito desperta minha atenção. E mais recentemente venho percebendo o quanto ela é um instrumento real para facilitar a comunicação entre pessoas do mundo todo, e por isso, procuro usufruí-la ao máximo que me for possível.

O “entrevistado da segunda” (26, janeiro, 2009) da Folha de SP, Dom Tapscoot, é pioneiro digital e fala da “Geração Digital”. Pessoas nascidas a partir da segunda metade da década de 80, para quem os avanços tecnológicos são uma realidade e não uma conquista. Tapscott fala que os “digitais” representam um desafio para todas as instituições. Para o governo, são desafio como consumidores dos serviços, mas também como cidadãos que querem se envolver no processo democrático. Como consumidores são muito mais exigentes que seus pais e estão acostumados a um serviço rápido e personalizado. Como empregados, seu instinto contraria práticas tradicionais do ambiente de trabalho. Fala que podem ser mais atentos e acelerar seu processamento de informação visual.

Faço parte desta geração. Sou de 82 e em minha adolescência passava madrugadas a fio navegando pela internet. (literalmente, gastando os “impulsos” do da conta de telefone do meu pai). Não por acaso criei esse blog.


À tempos penso nas Redes de maneira geral.

Lá em Botucatu participei da Rede Social Tear (http://redesocialblogs.com.br/redesocialbotucatu/), composta por diversas instituições (dentre elas asilos, entidades para deficientes, Senac, ongs, etc). Organizamos dois fóruns para debater o desenvolvimento local e sustentável. Num deles, a temática das redes esteve muito presente e esses princípios foram se ampliando em mim. As redes sociais, as redes de conhecimento!

Participo de alguns grupos de discussão na net, ligados à Agroecologia (novaterbrasil@yahoogrupos.com.br; agroecologiatimbo@yahoogrupos.com.br; rede_apa@yahoogrupos.com.br, cunhambebe@yahoogrupos.com.br) a acredito que eles são ferramentas fantásticas na conjugação do propósito das redes. Canais onde o fluxo de informação é bastante intenso e que muitas vezes nos perdemos em sua real utilidade. Mas enfim, são sempre meios de se disseminar sementes entre pessoas conectadas no mesmo ideal.

Articulações e organizações sociais são fundamentais para a proposta da Agroecologia. Temos a Articulação Nacional de Agroecologia - ANA, que organiza o Encontro Nacional de Agroecologia - ENA. Tive a oportunidade de participar do ultimo encontro realizado em Recife, em 2006 e pude tomar conhecimento das diversas redes Agroecológicas existentes em nosso pais. Em cada Estado existem as suas articulações regionais, muitas espalhadas nos mais distantes vilarejos, nos mais variados biomas. Aqui em São Paulo, temos também a Articulação Paulista de Agroecologia. Todas essas redes as vezes se desconectam por tempos, mas acredito ser natural, já que os ciclos são sempre dinâmicos. No momento adequado tudo se reconecta novamente.

Segundo artigo “SOCIEDADE EM REDE: conexões e desconexões”, de Holgonsi Soares Gonçalves Siqueira, a existência social e suas segmentações no mundo pós-moderno, dependem de nossa conexão em uma determinada rede. Existem inúmeras redes e estas por sua vez, resultam de uma rede intrincada de relações. Sejam estas relações de natureza biológica, social, política, econômica, ou tecnológica, as mesmas apresentam algumas características comuns e seu estudo faz parte da chamada "ciência da rede".

O objetivo desta ciência está associada a idéia de ciência pós-moderna, onde estuda-se as relações e não o aprofundamento de partes isoladas. Um mundo em rede é complexo, por isso gera vidas e relações complexas. Na verdade a máxima que acompanha a noção de rede é: "complexidade gera mais complexidade".

No mundo em rede, somos forçados a enfrentar o desafio de re-construir nosso "ser" e "estar no-mundo". Nossa identidade sofre as influências de novos códigos cotidianamente, e a vida como resultado de uma rede de interações de naturezas diversas, é um fluxo que corre numa velocidade sem precedentes num tempoespaço altamente tecnológico.

Muitos elos a se conectar, já que não precisamos ficar reinventando a roda. Basta que saibamos procurar o nossa parceiro, aquele que nos identificamos. E a internet é um brilhante instrumento para encontrarmos algumas dessas respostas. Tanto com os e-mails, orkut, msn, grupos de discussão, sites, blogs e tantas outras coisas. Enfim... é um desafio para muitos..já que para alguns o aprendizado e a linguagem desse canal virtual é ainda um grande desafio. Mas acredito que este seja um obstáculo que nos trás muito conhecimento e aprendizado, já que aqui na Net, diferente da TV, podemos selecionar o que nos é útil com mais objetividade, canalizando nosso tempo para qualquer Rede que quizermos pertencer.

Atividade em grupo no Assentamento Fazenda Pirituba - Itapeva - SP

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...